DICAS DA SEMANA
As diferenças entre diabetes tipo 1 e 2
Com os altos índices de obesidade entre as crianças têm aumentado também o número de casos de diabetes entre os jovens. A doença não tem cura e necessita de tratamento medicamentoso, além de uma dieta equilibrada.
A Dra. Adriana Pessôa, especialista em Endocrinologia e Metabologia explica quais as diferenças entre diabetes tipos 1 e 2, que alimentos não devem ser consumidos e como os pais devem orientar os filhos sobre o que ingerir quando estiverem fora de casa, especialmente nas festas infantis.
Quais as diferenças entre diabetes tipo 1 e tipo 2? Qual acomete os jovens?
Diabetes ...
ver dica
Alimentos que viciam
Alimentos gordurosos, como hambúrgueres, bacon e batatas fritas, modificam o sistema de recompensas do cérebro e estimulam a compulsão por comida.
Outro alimento que pode causar dependência é o chocolate, pois contém teobromina (estimulante da serotonina, ligada à sensação de prazer). Quando rico em açúcares, o vício pode causar obesidade, problemas endocrinológicos e cardíacos.
Já o café, outro alimento “viciante”, pode ser benéfico em quantidades moderadas, pois melhora a concentração. Mas o seu excesso causa taquicardia, insônia e palpitações.
Muitas vezes,...
ver dica
Agrotóxicos contaminam 500 mil pessoas por ano no Brasil; veja como se proteger
Em busca de uma vida saudável, os brasileiros consomem cada vez mais frutas, verduras e legumes. No entanto, essa mudança de hábito alimentar dever ser acompanhada por uma atenção especial à qualidade dos produtos consumidos, sejam eles comprados em feiras de bairro ou em supermercados. Isso porque cerca de 500 mil pessoas são contaminadas por agrotóxicos a cada ano no Brasil, segundo o Sistema Único de Saúde (SUS) e estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). No final de 2013, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) revelou ainda que 36% das amostras analisadas de frut...
ver dica
Minutos para o seu coração
Boa notícia para os corredores de plantão. Um novo estudo publicado na revista médica American College of Cardiology sugere que alguns minutos de corrida durante o dia podem diminuir as chances de morrer de doença cardíaca.
Os pesquisadores avaliaram 55000 pessoas, com idade entre 18 e 100 anos, e chegaram a algumas conclusões muito favoráveis para os corredores. Comparando os dois grupos (corredores e não corredores), os que correm tiveram 30% menor risco de morrer de qualquer causa e 45% menor risco de falecer de doença cardiovascular. Indivíduos que praticavam a corrida viveram três ...
ver dica
De olho no prato: crianças também podem se viciar em alimentos
Sabe quando bate aquela vontade louca de comer um docinho ou um lanche daquela famosa hamburgueria que todo mundo conhece?
Pois aquele desejo repentino de comer um doce ou carboidrato não ocorre somente com adultos, mas com crianças, especialmente se elas já foram apresentadas a estes tipos de alimentos e costumam ingeri-los com uma certa frequência. A endocrinologista Adriana Pessôa explica que certos tipos de alimentos podem nos viciar.
Quais são os alimentos que mais viciam?
Os alimentos que viciam são os doces, massas brancas, pães brancos e alimentos industrializados, como biscoitos ...
ver dica
ENDOCRINOLOGIA
Salvem as nossas crianças
A obesidade infantil tornou-se um problema mundial com consequências avassaladoras. No Brasil, o IBGE estima que 16% dos menin
ver todas
ARTIGOS
Restrição de Tempo e Ingestão Calórica
Tudo que você acreditava ser certo pode mudar. Este grupo de pesquisadores do Salk Institute for Biological Studies na Califórnia p
ver todas CADASTRE-SE
Cadastre-se no site para receber em seu e-mail algumas dicas, artigos e informações interessantes para mater uma vida mais saudável e equilibrada.
Basta digitar seu nome e e-mail nos campos abaixo.