Com os altos índices de obesidade entre as crianças têm aumentado também o número de casos de diabetes entre os jovens. A doença não tem cura e necessita de tratamento medicamentoso, além de uma dieta equilibrada.
A Dra. Adriana Pessôa, especialista em Endocrinologia e Metabologia explica quais as diferenças entre diabetes tipos 1 e 2, que alimentos não devem ser consumidos e como os pais devem orientar os filhos sobre o que ingerir quando estiverem fora de casa, especialmente nas festas infantis.
Quais as diferenças entre diabetes tipo 1 e tipo 2? Qual acomete os jovens?
Diabetes mellitus é uma doença caracterizada pelo aumento da glicemia (açúcar no sangue). Os tipos mais comuns são o diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2. No primeiro ocorre uma destruição das células do pâncreas que produzem insulina (hormônio que possibilita a entrada do açúcar na célula) por anticorpos, ou seja, é uma doença auto imune. Já no segundo, ocorre uma resistência insulínica. Inicialmente este hormônio não consegue agir de forma correta, acarretando diminuição do mesmo no decorrer do tempo.
Atualmente tanto o diabetes tipo 1 quanto o tipo 2 acometem os jovens. Porém, o início do diabetes tipo 1 é mais prevalente em crianças e adultos jovens.
O que ocorre no organismo da criança que faz com que ela tenha diabetes?
No diabetes tipo 1 existem anticorpos (anti ilhotas, anti insulina e anti GAD) que destroem as células beta do pâncreas, responsáveis por produzir insulina. Sem esta a glicose não consegue entrar na célula; ocorre um aumento da glicemia, causando os sintomas da doença.
No diabetes tipo 2, que embora com menos frequência também pode acometer crianças, a insulina existe, mas não consegue exercer sua função por alteração no seu receptor periférico. Consequentemente há um aumento da glicose no sangue (em concentrações mais discretas).
A doença é genética?
Existe um componente genético e ambiental nos dois tipos, o que não necessariamente implica na presença de doença nos pais.
Tem cura?
Atualmente o diabetes mellitus não tem cura. Apenas controle. No entanto, alguns trabalhos mostram reversão do diabetes mellitus tipo 1 com imunomoduladores quando diagnosticado precocemente.
Como é o tratamento?
No tipo 1 o tratamento é realizado com reposição de insulina; no tipo 2 com medicamento antidiabéticos orais/ incretinas.
E nas escola, quais devem ser os cuidados?
Para pacientes com diabetes o ideal é evitar alimentos como doces, balas,salgadinhos, refrigerantes, pão e massas brancas. Dar preferência para alimentos naturais e integrais como frutas, pão integral, queijo, iogurtes sem açúcar.
Em festinhas, como orientar a criança sobre o que comer ou não?
Como em festinhas as opções saudáveis são escassas fica difícil orientar a criança. Melhor levar o lanchinho saudável ou optar por pipoca.
Acesse o link do Portal Chris Flores: http://www.chrisflores.net/adolescentes/37/materia/4384/asdiferencasentrediabetestipo1e2.html
0 |