As Glândulas

 
As glândulas consistem nos órgãos do sistema endócrino. Elas produzem, armazenam e liberam os hormônios. Cada glândula possui seu hormônio específico. Ao contrário de outros sistemas como o cardiológico ou renal, não existe conexão anatômica e elas encontram-se “espalhadas” pelo corpo humano.
Abaixo estão listadas as glândulas do nosso organismo:
 
  • Hipotálamo e hipófise posterior: responsável por integrar a informação de várias regiões do cérebro, meio externo e órgãos periféricos e mediar o sistema respostas que mantém equilíbrio do organismo. Produz oxitocina, responsável pela contração uterina durante a gestação e ejeção do leite na lactação; e ADH, hormônio antidiurético, o qual regula a reabsorção de água nos rins. O hipotálamo também controla a hipófise anterior
  • Hipófise anterior (Adeno hipófise): responsável pelo controle de outras glândulas através de seus hormônios, tais como: tireóide (TSH), adrenal (ACTH) e sistemas reprodutores (FSH e LH). Também produz o GH, hormônio de crescimento e prolactina, cuja ação é promover o desenvolvimento das glândulas mamárias e produção de leite.
  • Tireóide: produz o hormônio tireoidiano, o qual é responsável pela regulação da taxa de metabolismo de todo organismo. São essenciais para o crescimento e desenvolvimento e agem nos seguintes órgãos; osso, sistema cardiovascular, tecido adiposo, fígado, hipófise, cérebro.
  • Paratireóide: produz o hormônio denominado PTH (paratormônio), responsável, juntamente com vitamina D, pelo equilíbrio do cálcio.
  • Adrenal: componente central do sistema endócrino produz cortejou (hormônio do estresse), aldosterona (que controla o balanço de sal e pressão arterial), andrógenos (DHEA) e catecolaminas (adrenalina e noradrenalina).
  • Pâncreas endócrino: produz os hormônios insulina e glucagon, os quais são responsáveis pelo equilíbrio da glicose no organismo.
  • Sistema reprodutor masculino: a gônada masculina (testículos) produz os hormônios testosterona, estradiol e inibina. As principais funções desses hormônios são: diferenciação sexual, maturação, virilização e produção de espermatozóides.
  • Sistema reprodutor feminino: a gônada feminina (ovário) produz os seguintes hormônios: progesterona, estradiol, estrona, androstenediona, testosterona. A sua função consiste em produzir o ovócito, prover condições apropriadas para implantação do embrião, crescimento e  desenvolvimento fetal e parto.


Bookmark and Share


ARTIGOS

Restrição de Tempo e Ingestão Calórica

 Tudo que você acreditava ser certo pode mudar. Este grupo de pesquisadores do Salk Institute for Biological Studies na Califórnia p

ver todas DICAS

Fertilidade e Consumo de Soja

 Mulheres que estão tentando engravidar e tem preocupação com o contato com o bisfenol A (BPA), a ingestão de soja

CADASTRE-SE

Cadastre-se no site para receber em seu e-mail algumas dicas, artigos e informações interessantes para mater uma vida mais saudável e equilibrada.
Basta digitar seu nome e e-mail nos campos abaixo.

Nome: 

E-mail: