Epigenética: além do DNA

 

A orientação para seguir um estilo de vida saudável é um pilar importante na prática médica. Sabe-se que adotar uma alimentação saudável, exercitar-se regularmente e controlar os fatores estressantes trazem inúmeros benefícios para a saúde. Porém a razão para estes resultados não era bem conhecida pelos seus prescritores.

O cenário mudou. Atualmente , as pesquisas científicas esclareceram esta dúvida. A epigenética é a chave para compreendermos o motivo de buscar uma vida saudável e desfrutar do equilíbrio entre ambiente e genes.

A interação do ambiente com os genes

Epigenética é a ciência que estuda as mudanças da expressão dos genes causadas por mecanismos que não estão relacionadas a sequência do DNA. Em outras palavras, é o estudo da interação do meio ambiente com a nossa genética.

Todas as células do organismo possuem o mesmo material genético, o que faz com que algumas delas se diferenciem em neurônios e outras em células ósseas, é o meio no qual elas se encontram (expressão tecido-específica).

A importância fisiológica da epigenética estende-se além da regulação gênica, sendo responsável também pelo desenvolvimento do corpo e manutenção da integridade do DNA.

Os estudos mostram que os nutrientes, naturalmente encontrados na alimentação saudável, também desempenham um importante papel na expressão dos nossos genes.

Este elo entre a alimentação e a consequência da expressão de genes protetores e que perpetuam a saúde é a razão para seguir uma dieta saudável.

Os Benefícios

Quando os nutrientes naturais afetam positivamente a expressão gênica, os benefícios incluem:

peso saudável

prevenção de perda cognitiva (demência precoce)

diminuição da incidência de câncer

prevenção e possível reversão da resistência insulínica e síndrome metabólica

manutenção da densidade mineral óssea

bom funcionamento dos órgãos vitais

manutenção da massa muscular

bom funcionamento do sistema endócrino

prevenção e redução do envelhecimento da pele

 A Herança Genética

 

 

As alterações genéticas causadas pelo o meio ambiente ( o seu estilo de vida) são passadas para a próxima geração. Isso significa que adotar uma alimentação saudável não traz apenas benefícios incríveis para sua saúde, como também para de seus filhos e, possivelmente de seus netos.

 A saúde é uma excelente forma de presentear as próximas gerações.

 


Bookmark and Share


ARTIGOS

Restrição de Tempo e Ingestão Calórica

 Tudo que você acreditava ser certo pode mudar. Este grupo de pesquisadores do Salk Institute for Biological Studies na Califórnia p

ver todas DICAS

Fertilidade e Consumo de Soja

 Mulheres que estão tentando engravidar e tem preocupação com o contato com o bisfenol A (BPA), a ingestão de soja

CADASTRE-SE

Cadastre-se no site para receber em seu e-mail algumas dicas, artigos e informações interessantes para mater uma vida mais saudável e equilibrada.
Basta digitar seu nome e e-mail nos campos abaixo.

Nome: 

E-mail: