Vacina contra a Obesidade: um futuro não muito distante

De acordo com Organização Mundial de Saúde, um em cada 5 adultos no mundo está acima do peso. As razões para tal acontecimento são diversas. Porém, a comunidade científica não descansa enquanto não encontrar a solução, uma vez que a obesidade pode ser associada a doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.
A novidade no combate à obesidade aborda uma linha completamente diferente dos tratamentos atuais: vacinas. No plural, pois existem mais de uma vertente sendo estudada. A vacina pode ser terapêutica ao reprogramar o sistema imunológico a combater uma condição pré-existente no organismo (no caso o excesso de peso).
·         Vacina Anti-Grelina
O hormônio que estimula o apetite encontra-se baixo nos pacientes obesos. Porém quando existe uma diminuição de peso importante (seja por dieta, medicamento ou exercício), os níveis de grelina elevam-se. Resultado, a fome aumenta assim como a ingestão calórica. A vacina Anti-Grelina, desenvolvida na Universidade do Porto em Portugal, atua estimulando o sistema imunológico a desenvolver anticorpos contra este hormônio, diminuindo sua atividade orexígena.
·         Somatovac
Desenvolvida por Braasch Biotech a vacina Somatovac estimula a criação de anticorpos contra a somatostatina, um hormônio que limita a produção endógena (do próprio corpo) do GH, o hormônio de crescimento. Os animais tratados (vacas, ratos e até cachorros) com este medicamento apresentaram um aumento de músculo e diminuição da gordura. O GH permaneceu aumentado por duas semanas, voltando ao nível normal após este período, o que demonstra uma certa segurança do uso da Somatovac.
·         Vacina contra Adenovírus
Está comprovado cientificamente: o adenovírus (Ad5, Ad36, Ad37) causa obesidade. O ideal seria vacinar as crianças para prevenir a doença.
Embora os resultados sejam promissores, o ideal é combinar este tipo de tratamento com alimentação balanceada e exercício físico. Ainda precisaremos esperar alguns anos para que estas novas armas terapêuticas cheguem às farmácias e consultórios médicos. Porém o mais importante é que existe esperança!
 

Bookmark and Share


ARTIGOS

Restrição de Tempo e Ingestão Calórica

 Tudo que você acreditava ser certo pode mudar. Este grupo de pesquisadores do Salk Institute for Biological Studies na Califórnia p

ver todas DICAS

Fertilidade e Consumo de Soja

 Mulheres que estão tentando engravidar e tem preocupação com o contato com o bisfenol A (BPA), a ingestão de soja

CADASTRE-SE

Cadastre-se no site para receber em seu e-mail algumas dicas, artigos e informações interessantes para mater uma vida mais saudável e equilibrada.
Basta digitar seu nome e e-mail nos campos abaixo.

Nome: 

E-mail: