Deficiência de Vitamina D: uma Pandemia

 
 
 
Muito provavelmente você ouviu falar pouco sobre Vitamina D. Ao contrário do que diz o nome, não se trata de um suplemento alimentar que vai melhorar o seu bem estar, e sim de um hormônio que está relacionado com o bom funcionamento do seu organismo. A função mais conhecida da vitamina D constitui em absorver o cálcio da alimentação; porém, atualmente já foi constatado que diversos outros tecidos e células possuem receptores específicos para esse hormônio.
 
Entendendo a Vitamina D
 
Para entender melhor o mecanismo de ação da vitamina D e as conseqüências da sua deficiência, é necessário compreender a sua síntese. O ser humano obtém vitamina D através da exposição solar, dieta e suplementação. Poucos alimentos contêm esse hormônio em quantidade suficiente (não adianta confiar apenas na alimentação). 
A vitamina D proveniente da pele e da dieta é metabolizada no fígado e seu composto, no rim, com a ajuda do paratormônio (PTH), origina a forma ativa desse hormônio. Portanto, para possuir uma quantidade razoável de vitamina D é necessário exposição solar constante, um fígado, rins e paratireóides sem alterações.
 
Deficiência de Vitamina D
 
A deficiência de Vitamina D pode ser definida quando a concentração sanguínea está abaixo de 30ng/mL, e insuficiência quando os níveis encontram-se abaixo de 20ng/mL. A partir desta definição estima-se que um bilhão de pessoas no mundo sofra de insuficiência ou deficiência de vitamina D. Pare para refletir, é muita gente! O fato mais chocante é relacionado a idosos: 40 a 100% dos indivíduos com mais de 65 anos é acometido dessa enfermidade.
 
Você já se perguntou se recebe a quantidade suficiente de sol  para a síntese de vitamina D? Provavelmente não. Mas vai descobrir por que é tão importante saber.
 
Importância de Vitamina D
 
Osso
Sem esse hormônio apenas 10 a 15% do cálcio ingerido seria absorvido, com a sua ajuda essa porcentagem sobe para 30 a 40%, o mesmo ocorre com o fósforo que aumenta sua absorção de 60 para 80%. A quantidade de vitamina D está diretamente relacionada com a densidade mineral óssea
Quando há deficiência de vitamina D ocorre aumento do paratormônio (hormônio da paratireóide) o qual ativa uma célula denominada osteoclasto, cuja função consiste em promover a absorção óssea, acarretando osteopenia e osteoporose e aumento do risco de fratura.
 
Músculo e fraqueza
A deficiência de vitamina D causa fraqueza muscular. Os músculos esqueléticos possuem receptor para esse hormônio e necessitam dele para desempenhar sua potência máxima. A reposição adequada de vitamina D reduz a probabilidade de quedas significativamente.
Um estudo demonstrou que 93% das pessoas de 10 a 65 anos que foram admitidas em um serviço de emergência com queixa de dores musculares, fraqueza e tinham diagnósticos como fibromialgia, depressão, síndrome da fadiga crônica , sofriam de deficiência de vitamina D.
 
Outras ações da Vitamina D
Cérebro, próstata, mama, intestino, sistema imunológico entre outros possuem receptores específicos para Vitamina D. Ou seja, a deficiência desse hormônio causa outras doenças como câncer, doenças autoimunes, diabetes, obesidade, depressão, osteoartrite, doenças cardiovasculares.
 
Câncer
Estudos epidemiológicos provaram que a deficiência de vitamina D (abaixo de 20ng/mL) encontra-se associada a um aumento de 30 a 50% no risco de desenvolver câncer de intestino, próstata, mama.
 
 
Tratamento
O tratamento da deficiência de vitamina D depende da causa.
A quantidade de sol necessária é controversa; porém acredita-se que varie de 5 a 30 minutos no mínimo duas vezes por semana em ambos e braços e pernas. Convenhamos que às vezes é difícil encontrar tempo e tanto sol em uma semana atribulada de trabalho. Para alívio geral a reposição pode ser feita com a ingestão desse hormônio, prescrito pelo seu endocrinologista, se constatado a deficiência hormonal.
A reposição de vitamina D sempre deve ser orientada por profissional, pois a intoxicação desse hormônio pode causar aumento de cálcio na circulação com conseqüências para a saúde. Procure o seu médico.
 
 
 
 

Bookmark and Share


ARTIGOS

Restrição de Tempo e Ingestão Calórica

 Tudo que você acreditava ser certo pode mudar. Este grupo de pesquisadores do Salk Institute for Biological Studies na Califórnia p

ver todas DICAS

Fertilidade e Consumo de Soja

 Mulheres que estão tentando engravidar e tem preocupação com o contato com o bisfenol A (BPA), a ingestão de soja

CADASTRE-SE

Cadastre-se no site para receber em seu e-mail algumas dicas, artigos e informações interessantes para mater uma vida mais saudável e equilibrada.
Basta digitar seu nome e e-mail nos campos abaixo.

Nome: 

E-mail: