O pesquisador Dan Buettner viajou o mundo e descobriu quatro cidades nas quais muitas pessoas viviam mais de cem anos. Como um bom curioso, mergulhou fundo nas razões que transformavam seres humanos “normais” em centenários. A última cidade da série Blue Zones encontra-se na América Central, em um país em desenvolvimento . A Península de Nicoya está situada na Costa Rica, com quarenta e sete mil habitantes.
Segundo Dan Buettner, de todas as cidades visitadas, os centenários de Nicoya eram os mais ativos. Eles mantêm uma crença em Deus e possuem uma forte ética de trabalho e acima de tudo acreditam no “plano de vida”. Claro, não posso deixar de citar que todos eles são adeptos a alimentação saudável (rica em frutas e verduras) e medicina preventiva.
Os hábitos dos centenários da Península de Nicoya são:
· Beber “água dura”: a água dessa região é rica em cálcio, podendo explicar as baixas taxas de doenças cardiovasculares e ósseas
· Manter o foco na família
· Comer um jantar leve
· Manter uma rede social ativa
· Trabalhar pesado: os habitantes de Nicoya encontram prazer no trabalho que demanda atividade física
· Tomar sol moderadamente: fonte de Vitamina D
· Respeitar a História de seu país
· Possuir um “plan de vida”
Se você acompanhou todas as regiões da Blue Zone (Sardenha, Okinawa, Loma Linda e Nicoya) percebeu que existem vários hábitos comuns. Todos os centenários possuem um propósito na vida, alimentam-se de forma saudável e consciente, mantêm á família próxima e preservam os amigos. Que estes ensinamentos sirvam de exemplo para tornar a nossa vida melhor e mais duradoura.