Quando você passa no super mercado e acrescenta ao carrinho de compras a barrinha de cereal, o iogurte que supostamente ajuda o intestino a funcionar melhor e aquele biscoito light que “acaba” com a fome sem acrescentar culpa a sua consciência, acha que está fazendo muito pela sua forma física e saúde, não? Pois é, nem tudo é tão simples assim. Pare e leia o rótulo desses alimentos ditos inofensivos. Vai descobrir algumas palavras como: xarope de glicose ou xarope de frutose (açúcar adicionado).
Essas substâncias escondidas em muitos alimentos industrializados são extremamente nocivas para o nosso organismo. Estudos provaram que a quantidade de açúcar adicionado está relacionada a inúmeros problemas de saúde.
Em longo prazo a ingestão de xarope de glicose e frutose causa:
· Aumento de gordura visceral (aumentado o tamanho da cintura)
· Diminuição da sensibilidade insulínica (causando diabetes)
· Aumento do triglicerídeos (gordura no sangue)
· Diminuição do HDL (colesterol bom)
· Aumento do LDL (colesterol ruim)
· Esteatose hepática (aumento da gordura no fígado)
Então você pensa: não posso comer nada, assim é impossível! Nos dias atuais, em que o mundo industrializado ganhou as prateleiras do super mercado, é necessário um pouco mais de esforço. Porém, tudo tem solução! Opte sempre por alimentos naturais (aqueles que o homem não criou – frutas e legumes, por exemplo), afinal é impossível acrescentar açúcar a uma maçã verdadeira. Pode ser difícil no início, mas garanto que o resultado será recompensador.