A vida é realmente agitada. Muitas vezes ouço dos pacientes as seguintes afirmações: eu não tenho tempo para comer certo; vivo correndo; não consigo almoçar, meus horários são loucos. Às vezes realmente a correria do dia a dia atrapalha muito, eu sei, eu sei! Mas se não tomar uma atitude e pensar melhor na sua saúde, no futuro vai ter que arrumar tempo para cuidar de uma doença (estresse crônico, problemas gástricos, diabetes, ansiedade, doenças cardiovasculares, cólicas renais, demências, entre muitas outras). Não se engane, o corpo sofre com o ritmo alucinado e com as esfirras e coxinhas engolidas na pressa da “falta de tempo”.
Porém não precisa começar a chorar, afinal de contas não dá para lagar o trabalho, os filhos, a casa e jogar tudo para o alto. Tudo tem solução e a palavra certa é: organização. Seguem algumas dicas para as pessoas muito atarefadas:
- Nunca saia de casa desprevenida; sempre carregue um tupperware com castanhas, amêndoas ou nozes (excelentes para enganar a fome e extremamente nutritivas) na bolsa. Outras opções são frutas como maçã, pêra, mexerica.
- Se você sabe que vai ter um dia agitado e não vai conseguir almoçar, leve um sanduíche (de pão integral, peito de peru, queijo branco e salada) na bolsa e coma quando tiver um intervalinho. Pular refeições é realmente perigoso.
- Nunca saia de casa sem tomar café da manhã. Fica mais fácil de resistir ao pão de queijo e ao bolo, além de ser realmente melhor para a sua saúde (mas isso é assunto para outra dica, aguarde!)
- Se não for possível resistir às tentações da rua (lanchonetes e afins) escolha a solução mais saudável. Opte por grelhados com legumes, sanduíche com pão integral, saladas com molhos leves, grãos integrais. Fique longe das frituras, batatas, massas brancas, etc.
Pare de se esconder atrás da desculpa do “não tenho tempo”. Mudar pequenos hábitos pode significar uma vida infinitamente melhor.