Fertilidade e Consumo de Soja

 Mulheres que estão tentando engravidar e tem preocupação com o contato com o bisfenol A (BPA), a ingestão de soja pode ser um fator protetor. Esta é a conclusão de um estudo publicado recentemente na The Journal ofClinical Endocrinilogy & Metabolism.

BPA é uma substância presente no plástico e está relacionada a diversas alterações no corpo humano, inclusive diminuição da fertilidade. O estudo realizado na Havard Medical School  em Boston, analisou 239 mulheres que estavam em tratamento de fertilização in vitro no período de 2007 a 2012. Os resultados são surpreendentes.

Entre as mulheres que não consumiam produtos da soja e com maior dosagem de BPA na urina houve menores taxas de implantação embrionária. Em comparação, as concentrações de BPA não alteraram as taxas de sucesso nas participantes que ingeriram soja e derivados.

Segundo o autor Jorge E. Chavarro afirma “que o resultado é consistente com os achados de pesquisas feitas em ratos, nas quais uma dieta rica em soja protegeu contra problemas reprodutivos causados pela exposição ao BPA”.


Bookmark and Share


COMENTE O ARTIGO

Nome:
E-mail:
Comente:
COMENTÁRIOS 0