Confira dicas para se livrar do estresse

O estresse é um verdadeiro mestre do disfarce. Ele pode estar em muitos lugares: no relatório que seu chefe pede a 15 minutos do fim do expediente; no engarrafamento diário; na preocupação em não deixar a gata na mão na hora do sexo; no barulho feito pelos vizinhos… Por causa disso, quando você menos espera, já se tornou vítima desse inimigo da sua saúde.

"Em longo prazo, o estresse pode aumentar o risco de doenças do coração", diz David Posen, médico canadense especialista em controle do estresse. "Não é raro descobrirmos que pessoas que sofreram ataque cardíaco ou AVC viviam sob forte tensão durante meses."

O mal também traz grandes prejuízos. "Em excesso no organismo, o cortisol (hormônio do estresse) pode comprometer o centro de saciedade no cérebro. Isso aumenta a necessidade de ingestão alimentar e, consequentemente, faz você engordar", explica Adriana Pessôa, médica de São Paulo, especialista em endocrinologia e metabologia.

NO TRÂNSITO
 

Reprodução
Reprodução



Por mais que sinta vontade de xingar o motorista folgado que deu uma fechada em você, controle o impulso. Segundo estudo da Universidade de Iowa (EUA), quanto mais rápido você perde a cabeça, maior o risco de ter uma doença cardíaca. "Algumas pessoas possuem limite baixo para a explosão da raiva", diz Redford Williams, diretor do Centro de Pesquisa de Medicina Comportamental da Universidade Duke (EUA).

"Esse limiar pequeno significa que o nível de hormônios do estresse, como adrenalina e cortisol, está elevado no organismo. Ou seja, você é propenso a ter problemas médicos maiores." Entre os principais chabus causados pelo excesso de substâncias ligadas ao estresse no corpo estão o enfraquecimento do sistema imunológico, a hipertensão, a depressão, o surgimento de espinhas, o aumento de predisposição ao diabetes e a osteoporose.

Freie o saco cheio

Quando ficar furioso no trânsito, respire fundo: puxe o ar lentamente pelo nariz e solte-o pela boca, por 10 minutos. Segundo a Universidade Harvard (EUA), isso auxilia a diminuir a frequência cardíaca, a controlar a pressão arterial e a aliviar a tensão. Ainda estimula a liberação de acetilcolina, neurotransmissor antagônico da adrenalina.

Quando for dirigir por muito tempo, também evite passar mais de três horas sem comer. "Em geral, após esse período sem receber alimento, o organismo libera adrenalina para estimular a retirada de glicose do fígado, aumentando o estresse", explica Celso Guimarães de Andrade, médico homeopata da clínica Aspin, em São Paulo. Portanto, tenha sempre por perto snacks saudáveis, como castanhas e frutas secas.

NO CONSULTÓRIO MÉDICO

Reprodução
Reprodução



Muitos homens acreditam que quem gosta de ir ao médico é doente. Porém, não é a melhor solução deixar de fazer visitas periódicas ao cara de jaleco branco só por achar a situação estressante. "Várias pessoas que sofrem de ansiedade em relação à saúde deixam de ir ao clínico.

Isso pode permitir que uma doença avance até o ponto em que a única alternativa seja ir ao médico", afirma Martin Antony, professor de psicologia da Universidade Ryerson (EUA) e autor do livro The Anti-Anxiety Workbook (O manual antiansiedade, em tradução livre).

No consultório você pode ouvir algo que não deseja do especialista, tomar chá de cadeira, passar por exames que não curte fazer entre outros. Mas pense que é menos tenso ter de ir a um consultório do que enfrentar uma hérnia de disco, por exemplo.

Previna, não tome remédio

Segundo Antony, o medo do desconhecido geralmente é o principal culpado pelo pavor que alguns caras sentem do médico. Para superar isso, logo na primeira consulta, procure ficar a par de tudo que vai rolar dali em diante: pergunte quais exames precisará fazer, para que serve cada um deles e como são os procedimentos dos testes.

Não curte ir ao consultório pois sente medo de levar uma bronca do clínico? Lembre-se que muitas pessoas com nível de triglicérides e colesterol pior do que o seu já entraram naquela sala de exame. Apavorado com o diagnóstico? Concentre-se no fato de que a prevenção é a melhor forma de inibir doenças graves.

E antes de dizer adeus ao médico, já combine o mês da sua próxima visita. "Quanto mais frequentes forem as consultas, menos estressante será o enfrentamento da situação", diz Antony. Sua saúde agradece.

NO ESCRITÓRIO

Reprodução
Reprodução



Estresse no trabalho não é necessário — sem ele, você poderia estar desempregado. "A tensão moderada dá energia e mantém você alerta. Mas se ela passa do ponto… Aí, causa impacto negativo em suas emoções e na concentração", diz o médico David Posen. Em excesso, a pressão afeta sua mente.

Um estudo sueco mostrou que pessoas que vivem sob estresse crônico no trabalho têm menos massa cinzenta em diversas regiões do cérebro, em comparação com as que possuem menor preocupação profissional. Os pesquisadores acreditam que o excesso de hormônios do estresse no organismo pode danificar ou até matar neurônios.

Pare o relógio

Seu cérebro é melhor em corridas curtas do que em maratonas. "É difícil ser produtivo por longos períodos. Depois de algum tempo, a mente divaga e sua energia cai", explica Posen. E isso aumenta o estresse. Então, faça ao menos três pausas no dia para aumentar sua eficiência no trabalho: pare cerca de 10 minutos no meio da manhã para tomar um café; cumpra à risca sua hora de almoço; e tire 15 minutos para comer um lanche longe de sua mesa na parte da tarde.

- 42% Parcela de brasileiros que sofre de estresse e ansiedade no trabalho, segundo pesquisa da consultoria de recrutamento Robert Half -

EM CASA

Reprodução
Reprodução



Sua residência deveria ser um dos lugares mais perfeitos do mundo para relaxar. Porém, existe uma lista infinita de fatores irritantes que você pode encontrar no local ao voltar do trabalho.

Crianças chorando, a eterna TPM da parceira, contas a pagar, vizinhos ouvindo funk no último volume. Ok, não estranharíamos caso um cara que passa por tudo isso pensasse seriamente em ficar dentro do carro, na garagem. "Se você não aliviar esse estresse, ele pode se espalhar para outras áreas da sua vida", alerta Aditi Nerurkar, diretora médica assistente do Centro Médico Beth Israel Deaconess (EUA).

Despiste o nervosismo

Fazer exercícios antes de voltar para casa é uma boa maneira de se defender da pressão que existe por lá. Pesquisa da Universidade de Maryland (EUA) mostra que 30 minutos de atividade aeróbica não só ajudam a reduzir o estresse imediatamente como também protegem seu corpo de ataques de nervos posteriores.

Caso, mesmo assim, seu estado zen evapore quando você abrir a porta da sua residência, afaste-se discretamente da fonte do seu estresse e programe o celular para despertar dali a cinco minutos. Aí, faça uma espécie de meditação. Sente-se com a coluna reta, feche os olhos e concentre-se na sua respiração (sem alterar o fluxo natural que costuma puxar e soltar o ar). Fique assim até o alarme tocar. Você, provavelmente, estará mais calmo.

NO SEXO

Reprodução
Reprodução



Você está nu, a parceira também. Logo, seu corpo deveria estar cheio de tesão, não de tensão. Qual o motivo do estresse? "Em grande parte, isso tem a ver com conceitos antigos sobre o comportamento sexual masculino", diz Robin Milhausen, professora de sexualidade humana da Universidade de Guelph (Canadá). Ainda existe a crença de que os homens precisam sempre estar prontos para a transa. "E eles devem ter desempenho incrível na cama." Isso pode gerar expectativas que se tornam fonte de grande estresse. Resultado: perda da ereção.

Caia na real

Não esquente com velhas regras da sociedade. Concentre-se apenas no que rola no quarto. "Uma boa forma de fazer isso é prestar atenção aos seus cinco sentidos", orienta Robin. Preste atenção no jeito como sua gata mexe o quadril; em ouvir os sons sensuais que saem da boca dela; ou em sentir o gosto e o cheiro da pele da mulher —não é demais?! Se essas táticas não resolverem e o estresse seguir atrapalhando sua ereção, parta para o sexo oral na garota.

"Faça leve pressão sobre a vulva, chupando suavemente e massageando os lábios vaginais dela, ao mesmo tempo em que realiza círculos com a língua em volta do clitóris", indica Carmen Janssen, sexóloga em São Paulo. A pausa na tentativa de penetração vai diminuir a pressão psicológica sobre seu membro vacilante. Além disso, ao excitar a garota, sua confiança e seu tesão vão crescer – e, consequentemente, seu pinto também.

"A tensão moderada dá energia e mantém alerta. O problema é quando ela passa do ponto. Aí, impacta sua saúde"

MENU ANTI-IRRITAÇÃO

Descubra quais comidas ajudam a despachar a tensão e confira uma receita de suco relaxante

Reprodução
Reprodução



Alimentos como espinafre, brócolis, laranja, limão, maracujá e banana fornecem nutrientes (como ácido fólico e vitaminas B e C) que estimulam a produção de serotonina, dopamina e noradrenalina no organismo. "Esses três neurotransmissores são responsáveis pelo bem-estar, dão mais disposição, melhoram a qualidade do sono e contribuem para aliviar o estresse", explica Marcela Sansone, nutricionista da VP Consultoria Nutricional, em São Paulo.

(Com informações mens health)

 

Acesse o link do Portal Bonde: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-27--59-20141007


Bookmark and Share


COMENTE O ARTIGO

Nome:
E-mail:
Comente:
COMENTÁRIOS 0