As diferenças entre diabetes tipo 1 e 2

Com os altos índices de obesidade entre as crianças têm aumentado também o número de casos de diabetes entre os jovens. A doença não tem cura e necessita de tratamento medicamentoso, além de uma dieta equilibrada.

A Dra. Adriana Pessôa, especialista em Endocrinologia e Metabologia explica quais as diferenças entre diabetes tipos 1 e 2, que alimentos não devem ser consumidos e como os pais devem orientar os filhos sobre o que ingerir quando estiverem fora de casa, especialmente nas festas infantis.

Quais as diferenças entre diabetes tipo 1 e tipo 2? Qual acomete os jovens?

Diabetes mellitus é uma doença caracterizada pelo aumento da glicemia (açúcar no sangue). Os tipos mais comuns são o diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2. No primeiro ocorre uma destruição das células do pâncreas que produzem insulina (hormônio que possibilita a entrada do açúcar na célula) por anticorpos, ou seja, é uma doença auto imune. Já no segundo, ocorre uma resistência insulínica. Inicialmente este hormônio não consegue agir de forma correta, acarretando diminuição do mesmo no decorrer do tempo.

Atualmente tanto o diabetes tipo 1 quanto o tipo 2 acometem os jovens. Porém, o início do diabetes tipo 1 é mais prevalente em crianças e adultos jovens.

O que ocorre no organismo da criança que faz com que ela tenha diabetes?

No diabetes tipo 1 existem anticorpos (anti ilhotas, anti insulina e anti GAD) que destroem as células beta do pâncreas, responsáveis por produzir insulina. Sem esta a glicose não consegue entrar na célula; ocorre um aumento da glicemia, causando os sintomas da doença.

No diabetes tipo 2, que embora com menos frequência também pode acometer crianças, a insulina existe, mas não consegue exercer sua função por alteração no seu receptor periférico. Consequentemente há um aumento da glicose no sangue (em concentrações mais discretas).

A doença é genética?

Existe um componente genético e ambiental nos dois tipos, o que não necessariamente implica na presença de doença nos pais.

Tem cura?

Atualmente o diabetes mellitus não tem cura. Apenas controle. No entanto, alguns trabalhos mostram reversão do diabetes mellitus tipo 1 com imunomoduladores quando diagnosticado precocemente. 

Como é o tratamento?

No tipo 1 o tratamento é realizado com reposição de insulina; no tipo 2 com medicamento antidiabéticos orais/ incretinas.

E nas escola, quais devem ser os cuidados?

Para pacientes com diabetes o ideal é evitar alimentos como doces, balas,salgadinhos, refrigerantes, pão e massas brancas. Dar preferência para alimentos naturais e integrais como frutas, pão integral, queijo, iogurtes sem açúcar.

Em festinhas, como orientar a criança sobre o que comer ou não?

Como em festinhas as opções saudáveis são escassas fica difícil orientar a criança. Melhor levar o lanchinho saudável ou optar por pipoca.

 

Acesse o link do Portal Chris Flores: http://www.chrisflores.net/adolescentes/37/materia/4384/asdiferencasentrediabetestipo1e2.html


Bookmark and Share


COMENTE O ARTIGO

Nome:
E-mail:
Comente:
COMENTÁRIOS 0