Endocrinologista para correr de forma mais saudável

A prática da corrida gera uma série de alterações hormonais no organismo. Algumas delas são benéficas, mas algumas podem prejudicar o atleta. Por isso, uma consulta com um endocrinologista pode ajudar o corredor a controlar essas oscilações hormonais e, desta forma, manter a pessoa saudável e disposta para os treinos.

Efeitos positivos
A corrida eleva os níveis de beta endorfinas – responsáveis pela sensação de bem-estar – e oxitocina – que aumenta a conexão entre as pessoas –, além do natriurético cerebral – que regula a temperatura corporal e controla a lipólise (utilização de gordura corporal como fonte de energia).

Efeitos negativos
As atividades físicas podem aumentar os níveis do cortisol – hormônio do estresse –, que eleva o estresse oxidativo no organismo e, como consequência, ocasiona o envelhecimento precoce das células.

Por que se consultar?
Por meio de exames prévios, os endocrionologistas são capazes de analisar essas alterações hormonais do corpo e, por meio de uma alimentação balanceada e – em alguns casos – com medicamentos, controlar para que o atleta mantenha a saúde regulada e não seja afetado nos treinos.

Consulta de pessoas acima do peso
Em alguns casos, pessoas com sobrepeso ou obesas não têm estimulo para praticar atividades físicas por problemas hormonais, como excesso de insulina – liberado pelo pâncreas quando ocorre a ingestão de carboidratos – e lepitina – responsável pelo controle da saciedade e que não consegue agir. Logo, uma consulta com o endorcrinologista pode ajudar a identificar e solucionar esse problema, sendo um primeiro passo para a perda de peso.

Hormônios e o overtraining
O excesso de treinamentos, conhecido como overtraining (leia mais na reportagem Overtraining: identifique pela pulsação), diminui o nível de testosterona do corpo. Este hormônio – presente em maior quantidade em homens, mas também nas mulheres – auxilia no ganho de massa magra e diminui o tempo de recuperação muscular. Controlar a quantidade de treinos ao longo da semana é o suficiente para manter esse nível regulado.

Alimentação adequada
Seguir uma dieta saudável também é importante para que não haja nenhum tipo de alteração hormonal. A falta de ingestão de ferro, por exemplo, pode comprometer a produção de células vermelhas – responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue. Conversar com um nutricionista – além do endocrionologista – pode ajudar.

 

Fonte: Dra. Adriana Pessôa, especialista em endocrinologia e metabologia pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)

Acesse o link do Portal O2porminuto: http://o2porminuto.ativo.com/corrida-de-rua/endocrinologista-para-correr-de-forma-mais-saudavel/


Bookmark and Share


COMENTE O ARTIGO

Nome:
E-mail:
Comente:
COMENTÁRIOS 0