Emoção, ansiedade, nervosismo e estresse em época de Copa do Mundo podem alterar níveis hormonais?

 

Os jogos da Copa do Mundo no Brasil começaram e o clima é de muita expectativa.

Apesar de algumas pessoas não darem importância ao evento, outras não veem a hora de torcer e vibrar. No entanto, esta emoção nem sempre é benéfica.

Para os mais ansiosos, o nervosismo e o estresse podem causar problemas para o corpo, como por exemplo, o sistema cardiovascular e endocrinológico. A ansiedade nessa época é causada pela elevação do hormônio adrenalina, que acarreta aumento da frequêcia dos batimentos cardíacos e o volume de sangue por batimento cardíaco, eleva o nível de açúcar no sangue, para o corpo ter mais energia. Porém, na ansiedade fora do normal, isso pode desencadear uma descompensação do Diabetes Tipo 2 em pessoas predispostas.

Uma pesquisa da Universidade Ludwig-Maximilians, em Munique, após a Copa de 2006, confirmou que o risco de um ataque cardíaco ou outro problema cardiovascular aumentou em três vezes nos dias de jogos da Alemanha.

Por isso é aconselhável procurar ficar calmo, ter uma alimentação balanceada, tomar bastante água e procurar sempre praticar alguma atividade física que dê prazer.

Essas atitudes poderão contribuir bastante em dias de jogos.

 

Fonte: Dra. Adriana Pessôa (Endocrinologista formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

 


Bookmark and Share


COMENTE O ARTIGO

Nome:
E-mail:
Comente:
COMENTÁRIOS 0