Corra e melhore o cérebro

Boa notícia para os adeptos do exercício regular: praticar atividade física quando jovem melhora o desempenho cerebral na meia idade.

Em um estudo publicado em abril de 2014 na revista médica Neurology, os autores constataram que um melhor resultado cardiorrespiratório na idade entre 18 e 30 anos está associado ao aumento da memória verbal e velocidade psicomotora 25 anos depois.

O estudo científico multicêntrico (Cardia Study) foi realizado com 2.747 participantes nos anos 1985 e 1986. O voluntários foram submetidos a uma série de exames para determinar colesterol, pressão arterial e outros parâmetros de saúde, além de um teste de corrida na esteira até a exaustão. 25 anos depois eles foram reavaliados com testes cognitivos, para testar memória, habilidade da fala e tomada de decisões.

Os resultados são surpreendentes. Aqueles indivíduos com melhor desempenho cardiorrespiratório quando jovens obtiveram uma melhor avaliação nos testes de cognição após os 25 anos. O médico David R. Jacobs, um dos autores do estudo, salienta que uma pessoa ativa na idade jovem tem menor propensão a desenvolver demência na idade avançada.

Outro desfecho interessante é que mesmo aquelas pessoas que se tornaram ativas durante o estudo (iniciaram o exercício mais tardiamente) tiveram ganhos na função cerebral. Portanto, nunca é tarde para começar.

O estudo não examinou como o exercício melhora o desempenho cerebral. Os autores sugerem que pessoas jovens fora de forma apresentam piora dos marcadores cardiovasculares e colesterol; o que pode contribuir para formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos cerebrais e eventualmente causar pequenos infartos (derrames). A consequência é deterioração da função do cérebro.

A mensagem que fica: atividade física é essencial tanto para o corpo quanto o cérebro.

Até a próxima!

 

Acesse o link do Portal Sua Corrida: http://www.suacorrida.com.br/blogueiros/adriana-pessoa/


Bookmark and Share


COMENTE O ARTIGO

Nome:
E-mail:
Comente:
COMENTÁRIOS 0