O Peso que Causa Demência

Se você precisava de mais um motivo para chegar ao peso ideal, aqui segue um incentivo poderoso: obesidade aumenta (muito!) as chances de desenvolver demência. Não é novidade que o excesso de peso desencadeia doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, doença metabólica, porém recentemente as pesquisas científicas evidenciaram um componente perigoso para os nossos neurônios (células responsáveis pelo pensamento).

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Kaiser Permanente em Oakland na Califórnia EUA, publicado na British Medical Journal, acompanhou mais de 10.000 pessoas durante 27 anos. Os resultados são assustadores. Os autores encontraram 74% de aumento de risco de demência nos indivíduos com índice de massa corpórea (IMC = peso/altura2) maior que 30, ou seja obeso, quando comparado aqueles de peso normal. Participantes com sobrepeso (IMC entre 25 e 30) também apresentavam 35% de aumento de risco para desenvolver demência.

 Outra conclusão alarmante dos pesquisadores é que com o envelhecimento da população mundial, espera-se um aumento da incidência de demência de 400% nos próximos 20 anos.

A melhor solução é prevenir. Procure seu médico para controlar o peso e poupar o seu cérebro desta doença debilitante.


Bookmark and Share


COMENTE O ARTIGO

Nome:
E-mail:
Comente:
COMENTÁRIOS 0