Você pensa o que você come

Você, provavelmente, não associa o seu estado de humor a sua alimentação. Mas esta ligação existe! Pode reparar; após uma longa tarde de churrasco o seu corpo e cérebro ficam mais pesados e cansados, não é verdade? E o único desejo é deitar e dormir um pouquinho (você ainda  agradece que é sábado!). Não é apenas imaginação, isso ocorre com todos nós.
O Sistema Digestório (essa é a nova nomenclatura anatômica) possui mais de 100 milhões de neurônios, as células consideradas a unidade básica do sistema nervoso, e produz tantos neurotransmissores quanto o cérebro. Por exemplo, o intestino é responsável pela produção de dois terços da serotonina, o neurotransmissor da felicidade.
A conexão entre intestino e cérebro é permanente. Portanto, os alimentos certos podem deixá-lo mais feliz e satisfeito, enquanto os alimentos errados causam sintomas como: ansiedade, baixos níveis de energia, depressão, memória precária entre muitos outros.
Um estudo na Austrália na Deakin University em setembro de 2011, realizados com 3040 adolescentes demonstrou uma pior da saúde mental naqueles indivíduos com péssima qualidade da dieta (baseada em alimentos ricos em gordura e carboidratos refinados). O contrario também se mostrou verdade; quanto melhor a qualidade dos alimentos ingeridos, menores as taxas de depressão, doenças psiquiátricas e risco de suicídio.
Mais um motivo para escolher alimentos saudáveis (frutas, verduras, peixes, azeite de oliva...). Seu corpo e sua mente vão agradecer!

Bookmark and Share


COMENTE O ARTIGO

Nome:
E-mail:
Comente:
COMENTÁRIOS 1

vera calasans - 28/05/2012


AOS 84 ANOS FAREI UMA REVOLUÇAO DOS MEUS HABITOS ALIMENTARES, PARA UMA MELLHOR QUALIDADE DE VIDA