Zeitgebers e o relógio da vida

 
Em pleno século XXI o mundo não descansa. De repente as 24 horas do dia não são suficientes e a nossa rotina passou a ser interminável A tecnologia moderna, criada para auxiliar, transformou o homem em um ser conectado permanentemente (tomara que o seu celular, ipad, laptop não “durma” na sua mesa de cabeceira). Porem esse estado de alerta infindável tem um preço muito alto: a sua saúde.
Em alemão Zeit significa tempo e Geber,dar. Na medicina, Zeitgeber representa um agente do meio ambiente ou um evento que ocasiona a sincronização do relógio biológico. Praticamente todas as células do nosso organismo são controladas por genes Clock. Uma modificação do ritmo circadiano (ritmo dia e noite) acarreta inúmeras alterações no metabolismo.
Diversos estudos científicos já provaram em modelos animais essas alterações. Ratos com mutações do gene Clock são mais obesos, por maior ingestão calórica, e possuem distúrbios como diabetes mellitus. A privação do sono desencadeia anormalidade na secreção de inúmeros hormônios. A grelina (hormônio da fome) encontra-se aumentada, enquanto a leptina (hormônio da saciedade) diminui. Os hormônios do estresse, como o cortisol, aumentam, elevando a predisposição a depósito de gordura, principalmente na região abdominal.
A célula do tecido gorduroso encontra-se sob o controle do gene Clock. Quando não existe uma regularidade nos horários da ingestão de alimentos (o famoso horário das refeições) as chances do indivíduo ganhar peso e se tornar obeso crescem absurdamente.
Pois é, não basta dormir, temos que ser pontuais também, afinal o seu corpo espera que você siga o ritmo circadiano. Estamos caminhando para a Era 24h/24h, pena que esta caminhada seja virtual.
 

Bookmark and Share


COMENTE O ARTIGO

Nome:
E-mail:
Comente:
COMENTÁRIOS 2

vera calasans - 28/05/2012


Dra.ADRIANA,LENDO E RELENDO O 'RELOGIO DA VIDA' VOU DISCIPLINAR O MEU BIOLOGICO E TRATAR BEM O MEU CORPO E MINA ' MENTE', SEM ESQUECIMENTOS OU PIOR TRISTEZAS VERA

Maria da Graça C. Rodrigues - 14/07/2011


Muito bom , a doutora sempre com novidades de muita utilidade pratica.