É possível vencer o gene da obesidade?

 
Se a sua família é composta por indivíduos que usam manequim 46 (no mínimo) e você olha para os lados em desespero durante o almoço de domingo, pensando na sua luta diária contra a balança, não precisa entrar em pânico! É verdade que diversos genes relacionados à obesidade já foram descobertos e que a genética possui um papel importante nos quilos a mais, porém existe uma solução: o exercício físico.
Um estudo realizado na Suécia e  publicado na revista “Arquives os Pediatrics & Adolescent Medicine” demonstrou que um estilo de vida fisicamente ativo reduz o efeito de mutação no gene FTO, um dos principais aliados da obesidade.
Segundos os especialistas, embora a mutação genética esteja vinculada a um maior índice de massa corpórea (IMC), gordura e circunferência da cintura, o seu efeito praticamente desaparece entre os adolescentes que praticavam uma hora de exercício físico por dia. A constatação pode ser um excelente indicador para contrariar a crença de que a genética é responsável por  doenças que não podem ser prevenidas.
Portanto, não adianta culpar os seus ancestrais pelos quilos em excesso. Faça a sua parte (uma boa caminhada é suficiente) e lute contra os seus genes!

Bookmark and Share


COMENTE O ARTIGO

Nome:
E-mail:
Comente:
COMENTÁRIOS 0