Meu filho não pára de comer: o que eu faço?

Cada vez mais o assunto “obesidade infantil” está em alta. Os malefícios desta enfermidade em crianças são incontestáveis e extremamente preocupantes. As conseqüências emocionais como baixa auto-estima, solidão, tristeza, nervosismo e dificuldade para socializar podem ser devastadoras. Já as alterações físicas perpetuam por toda vida (doenças crônicas), entre elas: asma, diabetes tipo 2, hipertensão arterial, complicações ortopédicas.

Provavelmente você já leu sobre o assunto e quase não dorme a noite pensando em como prevenir o problema ou mesmo combater esse grande mal dentro da sua casa.  Não precisa entrar em desespero, existe solução!

Se possível, opte pela prevenção. Inicialmente identifique o problema. Notou que o seu filho está comendo a mais (as porções são iguais as do adulto)? Investigue a razão; crianças normalmente comem para esconder alguma insatisfação. Pode ser algum mal estar em casa que gera ansiedade, na escola (brigas com colegas, dificuldade de acompanhar os estudos) ou simplesmente tédio.

Algumas dicas podem ajudar a manter uma alimentação e vida saudável para o seu filho:

·         Estabeleça uma rotina: tenha sempre horários bem definidos das refeições, desligue a televisão, mantenha o ambiente favorável e adequado

·         Não force seu filho a comer: ele vai aprender a se alimentar nos horários das refeições. Não se preocupe ele não vai morrer de fome, da próxima vez não irá desperdiçar a oportunidade de comer (pois vai estar faminto)

·         Não use comida como recompensa: seu filho vai entender que toda vez que fizer algo correto vai ganhar o sorvete, não o manipule.

·         Compre alimentos naturais e evite os industrializados em casa: seja o exemplo, o menininho de seis anos não tem dinheiro para fazer as compras de supermercado.

·         Permita uma exceção de vez em quando e na quantidade certa: convenhamos ninguém e’ de ferro, mas fique atenta para os tamanhos das porções e para o número de vezes que isso acontece (restrinja para os finais de semana)

·         Livre-se do refrigerante: você sabe que não faz bem, portanto não envenene seu filho

E se o seu filho já se encontra acima do peso? O que você deve fazer? Em primeiro lugar descubra a verdadeira causa. Algumas medidas devem ser tomadas para sanar o problema:

·         Faça atividade física em família: incentive seu filho a se exercitar, proponha uma caminhada em conjunto, matricule-o na aula de futebol (ou o esporte que ele preferir)

·         Ensine seu filho a cozinhar alimentos saudáveis

·         Explique as conseqüências da obesidade e como ele pode se alimentar de forma mais saudável: ele vai entender

·         Procure ajuda médica: não hesite em procurar um profissional que possa  fornecer orientações específicas   

 

 

 


Bookmark and Share


COMENTE O ARTIGO

Nome:
E-mail:
Comente:
COMENTÁRIOS 1

Maria Lucia Pessoa - 16/07/2010


Dra. Adriana.
A "obsesidade infantil", é um sintoma da desorganização familiar. Cada dia mais a mãe não quer se responsabilizar com a tarefa de se ocupar com o que suas crianças comem, de forma agradavel e carinhosa.