A doença que você DEVE prevenir

Parece bobagem aquela conversa sobre alimentação saudável, afinal de contas qual o problema de ser um gordinho feliz e comer tudo o que é realmente gostoso? Para que escutar os chatos da academia que cultuam a religião do corpo perfeito? Se a razão fosse apenas estética, concordo que cada um deveria seguir o seu gosto e ser feliz.
Porém, o número de pessoas diagnosticadas com Diabetes Mellitus tipo 2 cresce exponencialmente. Em 1995 a prevalência mundial dessa doença era de 135 milhões, em 2002 175 milhões, com projeção de chegar a 300 milhões em 2030. E por que isso acontece? Uma das razões é o aumento crescente da obesidade e do sedentarismo. Os alimentos industrializados em excesso causam danos, muitas vezes irreversíveis, ao nosso organismo, acarretando o aparecimento de doenças degenerativas incuráveis como o diabetes.
E qual a razão que você deve prevenir com todas as suas forças o aparecimento dessa doença? Bom, posso passar a tarde escrevendo sobre as desvantagens do Diabetes Mellitus tipo 2, mas vamos nos ater às principais:
·         Não possui cura (apenas controle) e o tratamento é dispendioso e trabalhoso (diversas medicações ao dia, muitas delas injetáveis)
·         Provoca mudanças nas células com conseqüências irreversíveis (como envelhecimento precoce e impotência sexual nos homens)
·          É uma doença sistêmica que afeta todo o organismo podendo causar complicações sérias como amputação, infarto, cegueira
·         Se não tratada muito bem desde o início as chances de ter uma qualidade de vida boa são mínimas
·         Está relacionada com o aparecimento hipertensão arterial, aumento de colesterol, demência precoce
No entanto, está provado através de  diversos estudos (Diabetes Prevention Program, Finnish Diabetes Prevention Study entre outros) que é possível prevenir o Diabetes. Medidas como perda de peso através de uma alimentação saudável e prática de exercícios físicos podem ser milagrosas. Cuide do seu corpo agora para garantir uma vida melhor no futuro.

Bookmark and Share


COMENTE O ARTIGO

Nome:
E-mail:
Comente:
COMENTÁRIOS 2

Stella Orofino - 10/05/2010


Alerta super válido, amiga!

Por comodismo ou simplesmente por compensação, muitas vezes alimentamo-nos muito mal e esqueçemo-nos que também essa conta terá que ser paga.
bjs.


Ana Maria Sayão - 10/05/2010


Adriana gostei mto da matéria e acho tb. de suma importancia....
Parabéns!!!!!