Deficiência de Vitamina D x Depressão

A deficiência de vitamina D é extremamente prevalente em pacientes idosos devido a diminuição da exposição solar, capacidade renal diminuída (produção da enzima 1alfahidroxilase) e menor ingestão através da alimentação. Esta enfermidade encontra-se relacionada com fraturas, condição física debilitada, enfraquecimento muscular (sarcopenia), aumento de mortalidade e doenças crônicas como osteoporose, diabetes, câncer, doenças neurodegenerativas, auto-imunes e infecciosas. 
No presente estudo os autores analisaram a relação entre a hipovitaminose D e a presença de sintomas depressivos em 531 mulheres e 423 homens com idade de 65 anos ou superior na região da Toscana Itália. Evidenciou-se uma relação inversa entre os níveis circulantes de 25 hidroxivitamina D e o grau de depressão. Os participantes com baixos níveis dessa vitamina apresentaram um aumento significativo nos sintomas depressivos nos seis anos de acompanhamento. Clique no link do estudo para saber mais sobre o assunto.
 



Bookmark and Share


COMENTE O ARTIGO

Nome:
E-mail:
Comente:
COMENTÁRIOS 3

  o7ksMIXtJqV7 - 08/08/2013


Camilla Assune7e3o Dias Bueno diz:Tenho hipertireoidismo e em deocrreancia da doene7a, apesar de controlada, desenvolveu-se orbitopatia de graves . No momento estou fazendo algumas see7f5es de radioterapia para cessar o problema. A minha dfavida e9: Como os hormf4nios tiroideanos este3o controlados, posso me submeter a um procedimento cirfargico (como a remoe7e3o da tirf3ide)e continuar tratando da orbitopatia? Pois a impresse3o que tenho e9 que quando eu tirar a tiref3ide, vou parar de desencadear outros problemas Se eu tivesse feito esta cirurgia logo que descobri o hipertiroidismo, talvez nem estivesse passando por radioterapia neste momento Grata, Camilla Assune7e3o

  Marcio Gonzaga - 31/12/2010


Muito boa a matéria! Parabéns pelo site!

  Maria Lucia Pessôa - 11/08/2010


Adriana, é incrivivel como a vitamina D é importante para o sistema nervoso. Pois, cada vez que ela é altera, o paciente que tem conhecimento da sua existencia, fica de consciente.